Redação
O céu nublado com chuva constante que acomete Salvador neste sábado (27) é causado por uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) associada a um sistema de baixa pressão (cavado), que vem atuando ao longo da costa do Nordeste. As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).
O órgão também emitiu um alerta para risco para alagamentos e deslizamentos de terra. De acordo com a Defesa Civil, até as 9h30 deste sábado (27), 39 ocorrências foram registradas. 12 solicitações por deslizamentos de terra, 7 ameaças de desabamento, 6 ameaças de deslizamentos, 5 desabamentos parciais, uma árvore ameaçando cair, uma árvore caída e uma avaliação de área.
Segundo a Cemadec, os bairros com maiores acumulados de chuvas registrados nas últimas 12 horas (atualizados às 8h deste sábado) foram a Calçada (92,4 mm), Santa Luzia (93 mm), Campinas de Brotas (91,8 mm), Brotas (89,6 mm) e Centro (88,9 mm).
No dia anterior, sexta-feira (26), a atuação da ZCAS associada a um sistema de baixa pressão (cavado) também provocou chuvas intensas. De acordo com o Cemadec, foram registradas chuvas moderadas a fortes. Os maiores picos de chuva em uma hora ocorreram em: Santa Luzia (48,2 mm), Brotas (47,8 mm), Capinas de Brotas (47,6 mm), Capelinha – Vila Picasso (45,2 mm), Calçada (44,4 mm), Bom Juá (42,8 mm), Pituba – Parque da Cidade (41,2 mm), IAPI (39,4 mm), Engenho Velho de Brotas (39,2 mm) e Chapada do Rio Vermelho (39,2 mm).
Previsão
Para o domingo (28), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas, a qualquer hora do dia. Há risco para deslizamentos de terra devido aos acumulados de chuvas dos últimos dias.
A Codesal informou que permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199 e também emite alertas para que a população não seja pega de surpresa. Para receber os boletins de alerta, basta enviar um SMS para 40199 e informar o número do CEP. O serviço é gratuito.
Confira outras matérias:
BBB24: Rodriguinho desconsidera sucesso de Silvanno Salles e repercute na web