Atualizado em
Facebook
WhatsApp
Twitter

Terceiro caso no ano de chacina na Bahia mantém o estado no ranking de maiores mortes violentas no país

 

 

Foto: Reprodução/PC

 

 

 

Clísia Reis

Os casos de violências na Bahia estão em constante crescimento, municípios como Jequié, Santo Antônio de Jesus e Simões filho, ocupam respectivamente o ranking entre as cidades com maiores números de mortes violentas intencionais, neste ano, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho. Todos têm taxas de mortalidade cerca de três vezes maior do que a média nacional, de 23,4 mortes a cada 100 mil habitantes. Os dados leva em conta homicídios dolosos (incluindo feminicídios- homicídios qualificados).

Os altos índices de violências no estado é destacado pelos episódios de chacinas, que revelam uma crise significativa de segurança na Bahia. Cerca de três chacinas ocorreram em diferentes localidades do estado neste ano. Dentre as vitímas estão crianças e gestantes, reverberando ainda mais a brutalidade nos crimes cometidos por facções criminosas.

 

Veja abaixo as chacinas na Bahia neste ano:

 

Chacina deixa seis mortos da mesma familía em Jequié

Foto: Reprodução / Redes Sociais

 

Uma chacina deixou seis mortos na manhã desta quinta-feira (5) no bairro Amaralina, em Jequié, na região sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), parentes ouvidos no local afirmaram que os mortos eram ciganos. Entre as vítimas, que foram mortas dentro da própria casa, estavam dois homens, três mulheres – sendo uma gestante – e uma criança de cinco anos.

De acordo com informações, investigadores já coletaram imagens de câmeras de segurança nos arredores da residência, começaram a ouvir testemunhas e expediram guias de perícia e remoção dos corpos. Procurada, a Polícia Civil (PC) identificou as seis vítimas como Natiele Andrade de Cabral, de 22 anos, grávida de nove meses; Lainy Andrade Barreto, 5 anos; Elismar Cabral Barreto, 23; Sulivan Cabral Barreto, 35; Maiane Cabral Gomes, 45 e Lindivoval de Almeida Cabral, 66.

 

 

Chacina deixa nove mortos em Mata de São João

Foto: Reprodução

 

Nove pessoas foram encontradas mortas, dentro de dois imóveis na cidade de Mata de São João, Região Metropolitana de Salvador, em 28 de agosto deste ano. Entre as vítimas mortas, haviam quatro crianças. Uma outra criança também ficou ferida, mas sobreviveu.

De acordo com as informações iniciais da Polícia Militar, em um dos imóveis, duas mulheres foram encontradas mortas a tiros. Já na segunda casa, os policiais acharam outros seis corpos, também carbonizados, sendo quatro adultos, dois homens e duas mulheres, e três crianças.

 

 

 

Chacina deixa quatro mortos em paripe

Foto: Reprodução / TV Bahia

 

Um bebê de apenas um mês e três homens foram mortos a tiros  durante ataque na localidade conhecida como Quilombo, próximo a praia de Tubarão, O caso ocorreu em 20 de agosto no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Joilson de Souza Silva de 36 anos, Jonas Santos de Oliveira de 28 e Bruno Roberto Galvão Ribeiro de 25, morreram no local. O recém-nascido Brian Cerqueira Galvão chegou a ser levado para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiu aos ferimentos.

 

De acordo com dados da Secretária de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), cerca de 3.389 pesssos foram vitímas de mortes violentas, em um levantamento realizado entre janeiro a agosto deste ano.

Embora o governador Jerônimo Rodrigues tenha ampliado a frota com a entrega de viaturas ao estado, os números dizem por si só, a decadência por parte da segurança pública em especial em Salvador, está sendo destaque a cada dia, em consonância também com a ação da Policia Militar com estratégias que não resolucionam o problema da violência descontrolada no estado.

Relacionados