Nos dias 10, 11 e 12 de outubro, a piscina da Arena Aquática, na Pituba, será palco do 10º Festival Pedro Nícolas de Natação, o campeonato Norte-Nordeste que vai reunir mais de 500 atletas.
Ao todo, 14 estados confirmaram presença, tornando essa a maior competição de natação de base do Brasil. É a primeira vez que Salvador sedia esse evento, representando um novo ciclo para os atletas da região.
“Estamos muito felizes em ser sede dessa grande competição. Isso mostra que temos um futuro brilhante pela frente, com muitos novos talentos surgindo. A Bahia, que já tem tradição em revelar grandes campeões, não será diferente nos próximos ciclos”, afirmou Diego Albuquerque, presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA)
De acordo dom Diego, A FBDA está orgulhosa do trabalho que tem sido feito e conta com o apoio da torcida. A competição é aberta ao público, com entrada gratuita e acontecerá sempre pela manhã e à tarde.
Inovação: Maratona aquática indoor
Na quinta-feira, dia 10, pela manhã, o evento contará com a inovadora prova de maratona aquática indoor, uma simulação das provas em mar aberto, realizada na piscina olímpica, que ficará sem raias e com boias de sinalização. Os atletas terão que realizar contornos obrigatórios, reproduzindo um cenário de águas abertas.
Conforme a organização do evento, assa iniciativa busca fomentar a modalidade de águas abertas, que é tradicional na Bahia e já revelou grandes campeões, como a medalhista olímpica Ana Marcela Cunha.
“É uma satisfação promover essa modalidade para as crianças. Será uma grande festa”, celebrou Sérgio Silva, diretor de maratona aquática da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.