Redação
Após um vídeo de denúncia publicado pela ativista Luisa Mell viralizar na web, a Prefeitura de Cairu, no baixo do sul da Bahia, decretou, na última quarta-feira (03), a suspensão imediata do serviço de tração animal na região turística de Morro de São Paulo. No vídeo, um cavalo utilizado para esse tipo de serviço é visto transportando turistas pelas praias da região e em seguida passando mal no chão.
Na publicação compartilhada pela ativista em suas redes sociais, Luisa Mell denuncia o sofrimento animal. “É uma atrocidade! Uma vergonha para nossa linda Bahia. Não podemos mais permitir este CRIME! ESTA COVARDIA! O cavalo morreu! 🥲 Mais uma vítima da estupidez humana”, escreveu na legenda.
Em nota, a Prefeitura de Cairu informou que a suspensão é necessária para que haja uma avaliação e “busca de alternativas seguras”. “A utilização de tração animal torna-se inadequada do ponto de vista humanitário, entretanto tem mantido diversas famílias”, esclareceu o órgão. Uma reunião entre a Prefeitura e a associação dos charreteiros será realizada para encontrar uma alternativa segura.
Nos comentários da nota, alguns internautas compartilharam sua indignação com a situação. “Exploração animal não é ganha pão, é cruel!! Estamos em 2023, cada um que se reinvente ou carregue nas próprias costas. Kd a taxa de preservação ambiental que pagamos??”, comentou um perfil.
Vídeo:
Confira outras matérias: