Redação
O ano de 2023 fecha com a queda no preço dos alimentos na comparação anual, em dados que não ocorriam desde 2017. É o que mostra o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do IBGE.
Apesar de os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) deste último mês do ano registrarem um aumento em relação ao mês anterior, novembro, o acumulado INPC no ano registrou uma deflação de mais de 1% na categoria de alimentação no domicílio, ou seja, as compras de comida nos mercados.
Enquanto houve um aumento do IPCA – já esperado para o mês – de 0,55% de novembro para dezembro, houve uma queda expressiva no preço das carnes (9,4%) e nas aves e ovos (6,8%) entre janeiro e novembro, em comparação ao ano passado.
Contribuíram para o resultado a safra recorde no setor agrícola, a redução nos valores das commodities e políticas públicas do governo Lula.
Entretanto, o mês de dezembro, de forma geral, apresentou uma alta de 0,07% no IPCA-15 em comparação a novembro, atingindo 0,52%. Com o balanço total, o IPCA-15 fechou o ano de 2023 com 4,72% de variação.
Leia mais:Youtuber PC Siqueira morre na frente da namorada; Entenda