Redação
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (6) uma operação que investiga fraudes na obtenção de benefícios sociais, como o Bolsa Família. A operação foi batizada de “Códigos Ilícitos” e está ocorrendo na cidade de Ilhéus, na região sul da Bahia, em uma lotérica.
Segundo a investigação da PF, que teve início no final de 2022 (quando o benefício ainda era chamado de Auxílio Brasil), foi constatado que esses benefícios estavam sendo distribuídos de forma fraudulenta em nome de terceiros, residentes na Bahia e em outros estados do Brasil.
Como funcionava o esquema?
Com a colaboração de funcionários da lotérica, os suspeitos realizavam a ativação indevida do benefício por meio do aplicativo CAIXA TEM, e a quantia era sacada pelos criminosos do grupo.
Para evitar chamar a atenção, o grupo retirava o dinheiro através do saque emergencial, utilizando os códigos (Token) de saques, ou seja, não utilizavam cartões para efetuar a retirada do dinheiro.
O crime está sendo investigado sob a acusação de furto, conforme o artigo 312 do Código Penal, que prevê uma pena de até 12 anos de prisão e multa para quem comete tais crimes.