Redação
A Petrobras anunciou, nesta terça-feira (16/5), o fim da paridade de preços da gasolina e do diesel com o mercado internacional. A empresa diz que agora terá mais flexibilidade para praticar preços competitivos.
A Petrobrás informou também, segundo publicou o Uol, que a estratégia comercial tem como premissa preços competitivos, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional, levando em consideração a melhor alternativa aos clientes.
Desde o começo de seu terceiro mandato, ressaltou o Uol, o presidente Lula (PT) indicava que faria essa mudança. O fim da paridade de preços com o mercado internacional é uma forma de reduzir o preço dos combustíveis no mercado brasileiro.
Segundo a nota da Petrobras, a nova estratégia usa duas referências de mercado: o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado; e o valor marginal para a Petrobras.
Na mesma nota, a empresa afirmou que a precificação competitiva garante os investimentos previstos em seu planejamento. A Petrobras disse ainda que vai manter o compromisso com a sustentabilidade financeira de longo prazo.