Redação
O novo edital de licitação para a contração de empresas para construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi divulgado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (27). O novo projeto do VLT de Salvador e Região Metropolitana conta com trechos ampliados e chegará até Piatã e foi pensado após o rompimento do contrato entre o Governo do Estado e a empresa chinesa Skyrail, em agosto deste ano.
De acordo com o Diário Oficial do Estado, as propostas começaram a ser recebidas em março do próximo ano em sessão público e contará com uma comissão especial.
Novidades do VLT de Salvador e Região Metropolitana
As obras do novo VLT possuem um orçamento total de R$ 3,6 bilhões e serão divididas em três lotes e abrangerá pouco mais de 36 km, 34 paradas ao todo e vias permanentes.
O primeiro lote compreenderá o trecho da Ilha de São João à Calçada e possuirá uma estação na Calçada. Haverá também a recuperação de túneis e revitalização da Ponte São João, que conecta os bairros de Lobato e Plataforma.
O segundo lote será entre Paripe e Águas Claras, o espaço ganhará uma área de convivência com pistas de skate e ciclovias. O projeto também possui uma interligação com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.
O terceiro lote abrangerá Águas Claras até Piatã e também terá ciclovias e interligação com o Sistema de Metrô Salvador-Lauro de Freitas.
Relembre o antigo projeto
O antigo VLT que seria implementado pela empresa chinesa Skyrail até 2024 teria 23,3 km de percurso, da Ilha de São João ao Terminal Acesso Norte e ao Comércio com duas linhas.
Para a realização das obras na região, o Trem do Subúrbio foi desativado após mais de 160 anos de funcionamento, em fevereiro de 2021. Desde então os moradores da região contam apenas com o transporte público municipal e os “amarelinhos”, como é conhecido o transporte complementar na cidade.
Caso
O lançamento do edital de licitação para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador foi autorizada na manhã desta terça-feira (26), pelo governador Jerônimo Rodrigues.