Redação
Uma viagem realizada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo (PT), no final do ano passado poderá ser alvo de investigação pela Corte do Tribunal de Contas da União (TCU). O pedido foi enviado pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União nesta quarta-feira (10) e aguarda decisão da presidência do TCU para abertura ou não de apuração.
A investigação deverá apurar o uso de dinheiro público nos custos de uma viagem realizada pelo ministro e outros três servidores para curtir o carnaval fora de época em Aracaju foram custeadas por dinheiro público. O subprocurador-geral do MPTCU, Lucas Rocha Furtado informou que a compra das passagens configura um possível desvio de finalidade no uso de recursos públicos.
De acordo com o Portal de Transparência, a finalidade da viagem de Macêdo e seus auxiliares à Aracaju seria para uma visita no Instituto Renascer Para Vida, mas não há registros do encontro. Entre os dias 3 e 5 de novembro, Macêdo possui registros variados de sua presença no “pré-Caju”, evento popular da região.
Segundo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a compra das passagens teria motivado a saída de Maria Fernanda Coelho da secretária executiva da pasta. Maria teria se desentendido com Macêdo e negado a autorizar os recursos da viagem. A demissão foi publicada nesta quarta-feira (10). A Secretaria-Geral da Presidência afirmou que a saída de Maria Fernanda foi solicitada pela própria servidora.
Confira outras matérias:
MP pede investigação contra ministro de Lula após viagem de fim de ano