Atualizado em
Facebook
WhatsApp
Twitter

Lula sanciona protocolo “Não é Não” com medidas para proteção de mulheres

Foto: Reprodução

 

Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta sexta-feira (29) o protocolo “Não é Não”. O conjunto de regras que cria medidas para evitar a violência contra a mulher foi aprovado no início de dezembro pelo Congresso Nacional.

Segundo o texto, as medidas “serão aplicadas em casas noturnas, boates, espetáculos musicais realizados em locais fechados e shows, com venda de bebida alcoólica”. A lei é de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e teve como relatora na Câmara dos Deputados Renata Abreu (Podemos-SP) e Mara Gabrilli (PSD-SP) no Senado Federal.

O protocolo estabeleceu que são direitos da mulher ser prontamente protegida pela equipe do estabelecimento a fim de que possa relatar o constrangimento ou a violência sofridos; ser informada sobre os seus direitos; ser imediatamente afastada e protegida do agressor; ter respeitadas as suas decisões em relação às medidas de apoio previstas nesta Lei, entre outros.

A norma estabelece que são direitos das mulheres em casos de constrangimento:

  • ser prontamente protegida pela equipe do estabelecimento a fim de que possa relatar o constrangimento ou a violência sofridos;
  • ser informada sobre os seus direitos;
  • ser imediatamente afastada e protegida do agressor;
  • ter respeitadas as suas decisões em relação às medidas de apoio previstas nesta lei;
  • ter as providências previstas nesta lei cumpridas com celeridade; ser acompanhada por pessoa de sua escolha;
  • definir se sofreu constrangimento ou violência; ser acompanhada até o seu transporte, caso decida deixar o local.

A nova legislação também define que estabelecimentos abrangidos pela lei ou os que ostentarem o selo “Não é Não – Mulheres Seguras”, mediante pré-requisitos como adotar ações que julgarem cabíveis para preservar a dignidade e a integridade física e psicológica da denunciante e retirar o ofensor do estabelecimento e impedir o seu reingresso até o término das atividades.

 

Leia mais: Bruno Reis conhece Anitta no Festival Virada Salvador após ‘cantada’ no Carnaval: “Aqui é uma terra que não tem censura” disse o prefeito

Relacionados