Redação
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, aceitou nesta quarta-feira (10) o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar a pasta de Justiça e Segurança Pública.
A concordância aconteceu durante uma reunião entre o mandatário, o novo titular e Flávio Dino, no Palácio da Alvorada. As informações foram confirmadas pelo G1.
O ponto de desacordo dos últimos dias girou em relação ao cargo de secretário-executivo da Justiça. Lewandowski quer autonomia para nomear uma pessoa de confiança dele, mas, atualmente, Ricardo Capelli ocupa a cadeira.
Lewandowski se aposentou em abril de 2023 porque completou 75 anos — idade máxima para ocupar uma cadeira na Corte. Ele entrou no Supremo em 2006, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e foi sucedido pelo advogado Cristiano Zanin.
Quem era o antigo Ministro da Justiça:
Em dezembro de 2022, Dino foi anunciado como Ministro da Justiça por Luiz Inácio Lula da Silva, em evento, para o terceiro governo Lula. Tomou posse em 1 de janeiro de 2023
O plenário do Senado aprovou, no dia 13 de dezembro de 2023, a indicação de Flávio Dino para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). o antigo Ministro da Justiça e Segurança Pública do governo federal, Dino foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para na vaga aberta com a aposentadoria da ex-ministra Rosa Weber. Foram 47 votos favoráveis, 31 votos contrários e duas abstenções. Essa foi a última etapa antes da confirmação de Dino como novo magistrado.
Saiba mais:Sistema Ferry-Boat terá acesso exclusivo durante a Lavagem do Bonfim