Redação
A Fundação Hemoba reduziu o tempo de doação de sangue para aqueles que fizeram micropigmentação, tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva em cidades do interior baiano e em Salvador. Anteriormente, o período de espera era de 1 ano e foi alterado desde 16 de setembro para o tempo de seis meses.
A medida requer que os procedimentos sejam realizados em estúdios licenciados pela Vigilância Sanitária e sigam todas as normas de segurança estabelecidas pelo órgão, além de seguir as práticas de higiene, como o uso de materiais descartáveis e a esterilização adequada. Todavia, piercings na boca ou na região genital ainda requerem um período de 12 meses para a doação, devido ao risco permanente de infecção.
Outros critérios para doação são: o candidato deve ter seu peso acima de 50kg, ter boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 sendo que menores de idade devem ir acompanhados dos responsáveis e os idosos acima dos 60 só podem doar se já tiverem doado anteriormente, o voluntário não pode estar em jejum, não pode ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação, não pode ter fumado pelo menos duas horas antes do procedimento, ter dormido no mínimo de seis horas durante a noite anterior, e é recomendável evitar alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.
Saiba mais: A escola de música Pracatum abre inscrições para os cursos de cartum, animação digital e mídias sociais