Eventos marcam Salvador como local estratégico para competições aquáticas
Neste fim de semana, dias 01 e 02 de abril, acontecem competições importantes para a natação na capital soteropolitana. Como parte do festival de aniversário da cidade, acontece pela primeira vez na Bahia e no Brasil o OCEANMAN, maior franquia de provas de águas abertas do mundo, com um circuito que engloba 23 países.
A prova vai ser realizada pela primeira vez no país, com o apoio da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA). Serão dois dias de evento. No primeiro dia acontecem as provas de 2 km Sprint, além das provas para as crianças do OCEANKIDS, de 300 m e 600 m, e do revezamento do OCEANTEAMS de 3×600 m. Já no domingo, serão realizadas as provas maiores do Half Oceanman, de 5 km, e do Oceanman, de 10 km.
No percurso maior, os atletas saem do Porto da Barra, dão a volta no Forte São Marcelo e retornam. O grande desafio fica por conta da maré, que na ida estará a favor dos atletas, mas na volta, os participantes terão a maré contra. Ou seja, será uma prova que vai demandar muita estratégia dos participantes.
Um dos motivos que fizeram o Oceanman escolher a Bahia é a vocação natural que o baiano tem com as águas abertas. Afinal, há um histórico de revelação de atletas no estado, além da Bahia comportar o maior campeonato de águas abertas do Brasil. Sendo sede, inclusive, das finais do Campeonato Brasileiro.
De acordo com o Presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos, Diego Albuquerque, para a FBDA é uma oportunidade de fortalecer a modalidade na Bahia.
“A gente vê com bons olhos porque mostra que nós temos capacidade de realizar grandes eventos e também temos um talento natural de nossos atletas, que são sempre destaque na modalidade”, afirmou Diego.
Já Daniel Cansanção, CEO do Oceanman Brazil, também enxerga positivamente a chegada do evento na capital baiana. Ele, que é natural da Bahia, comemora o sucesso da primeira edição.
“É um grande prazer para nós trazer essa marca para o Brasil e tinha que ser um lugar como Salvador, que reúne todas as condições, não só na parte técnica, mas também no turismo. Temos nadadores de quatorze países nadando nesta edição e não se trata apenas de uma prova, mas uma oportunidade de conhecer uma cidade incrível como Salvador, nadando em um cartão postal como a Baía de Todos os Santos”, finalizou Daniel.
O OCEANMAN, que conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), será transmitido ao vivo pela Rede Bahia no domingo (02)
Competição em piscina
No sábado (01), também acontece o 2° Concurso Mirim à Sênior de Natação na Piscina Olímpica da Bahia, localizada na Avenida Bonocô.
Serão 220 atletas disputando 18 provas olímpicas. Ao todo, são 14 clubes na disputa, com destaque para o Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE), com o maior número de atletas e sendo o favorito para alcançar os melhores resultados. Além disso, a equipe do programa Natação em Rede também chama atenção.
O projeto social vem ganhando espaço não só pela participação no esporte de alto rendimento, mas sobretudo pela inclusão social. O Natação em Rede é um programa que a FBDA realiza em parceria com a Superintendência dos Desportos Aquáticos da Bahia (Sudesb).
Fotos: Divulgação FBDA