Redação
Neste sábado (14), teremos um eclipse solar anular e moradores de diversas cidades brasileiras poderão acompanhar. Mas fiquem atentos, o eclipse não pode ser observado de forma direta.
Os eclipses do Sol ocorrem quando a Lua em sua fase nova se coloca entre o Sol e a Terra, projetando sua sombra ou penumbra na superfície terrestre, o Sol não fica totalmente encoberto pela Lua, mas resta apenas um anel visível. No Brasil as regiões Norte e Nordeste serão as com maior visibilidade do evento.
Porém não é seguro olhar diretamente para o Sol sem proteção adequada. Óculos escuros não é suficiente para diminuir os riscos e para não perder o fenômeno, é indicado o uso de luneta ou telescópio óptico (ambos com um filtro solar astronômico instalado na abertura frontal), com projeção ocular num anteparo opaco ou por visualização numa ocular.
O uso de celulares, câmeras fotográficas também são descartadas pelo Observatório Nacional, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, para observação do fenômeno.