Redação
A demolição do casarão histórico que desabou na última quinta-feira (25), no bairro do Comércio, continuará neste sábado (27). O imóvel, que já estava condenado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) há mais de três anos, começou a ser demolida na sexta-feira (26) pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
A demolição do prédio, que abrigou o famoso restaurante Colon, está sendo feita de maneira manual para preservar sua edificação. O imóvel está localizado em uma região tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que acompanha a operação.
De acordo com o Iphan, a responsabilidade dos imóveis tombados pelo órgão é de responsabilidade de seus proprietários. O casarão foi tombado em 2011 e se trata de uma propriedade privada, portanto seu proprietário deverá ser autuado e multado pelos danos causados.
Caso:
O prédio em que o restaurante Colon ficava no Comércio, em frente à Praça Conde dos Arcos foi evacuado por falta de manutenção. Segundo a Defesa Civil de Salvador, durante a vistoria realizada no ano de 2020, o responsável pelo local havia sido notificado para suspender as atividades comerciais e evacuar imediatamente o imóvel até que o risco fosse sanado com a realização de serviços de recuperação e reforço estrutural das partes instáveis do imóvel.
Confira outras matérias: