Atualizado em
Facebook
WhatsApp
Twitter

Confira dicas de como aproveitar o Carnaval de Salvador em segurança

Foto: Reprodução/Secom-PMS

Laiane Apresentação

O Carnaval de Salvador é tempo de folia e curtição, mas os furtos e as brigas são recorrentes na cidade durante os dias de festa. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), desde a quinta-feira (08) já foram contabilizados 29 roubos e 205 furtos nos circuitos de festa. 20 casos de lesões leves também foram registrados.

O celular é o item de maior desejo dos assaltantes e um dos mais importantes para os foliões. É com esse aparelho que é possível conferir a programação dos trios, chamar um carro de aplicativo ou ligar para aquele amigo para se encontrarem na avenida. Além disso, infelizmente é comum presenciar alguma briga rolando durante a festa.

É necessário ter segurança e ficar atento na hora da festa, pensando nisso, o Você Notícias separou algumas dicas importantes para você que vai descer para avenida ou orla. Confira:

1. Use Doleiras e pochetes

A primeira dica é para antes de chegar na avenida. Escolha um local ideal e escondido para guardar os seus pertences essenciais. É recomendado que documentos de identificação, dinheiro e celular estejam em locais de difícil alcance de criminosos e “mãos leves”. Nas lojas de ruas ou com os ambulantes é fácil encontrar as famosas doleiras ou as clássicas pochetes. Assim você pode guardar seus itens e esconder embaixo de sua camisa ou na cintura.

Foto: Divulgação
2. Segurança no celular

Caso você não consiga abrir mão do uso do celular na folia, é bom tomar alguns cuidados no aparelho como precaução.

Foto: Reprodução/Agência Brasil
  • Anote o número de IMEI, essa é a identidade do celular e serve para que você bloqueie seu aparelho em caso de roubo ou furto.
  • Outra dica é apagar as informações de senhas guardadas no eletrônico. Salve imagens, documentos, contatos na nuvem.
  • Ative o bloqueio automático de tela e mude sua senha para biometria facial ou digital para acessar seu celular
3. Use sempre dinheiro ou cartões com chip

A preferência é que você escolha levar para a avenida dinheiro em espécie e em notas menores, para facilitar o pagamento. Caso decida usar seu cartão de crédito ou débito, escolha os cartões com chip e evite qualquer tipo de pagamento por aproximação. Para diminuir o uso do celular, também evite o pagamento por PIX. Também é bom sempre conferir o valor na maquininha de cartão antes de concluir a compra e reduzir os limites de seus cartões.

4. Evite objetos de valor

Evite usar objetos de valor material ou sentimental durante as festas para que você não saía no prejuízo caso tentem te furtar.

5. Brigas e confusões
Foto: Reprodução/SSP

Se for curtir a festa na pipoca, assistindo o desfile de trios, chegue cedo para escolher lugares próximos aos pontos policiais ou de saídas estratégicas. A experiência prática sempre é melhor para dar dicas nesses casos. Carlos Henrique, de 44 anos, vai para a avenida desde seus 17 anos. Folião veterano, Carlos recomenda que “em caso de briga ou confusão, esperar parado para ver o desfecho da confusão e nunca correr”. Fique em um lugar afastado e espere os agentes de segurança chegarem ao local ou a agonia acabar.

6. Cuidado com crianças
Foto: Reprodução/GOV-BA

Se a ideia é levar os pequenos para a festa nas ruas, é importante se atentar ao protetor solar e em manter as crianças sempre hidratadas. Também indica-se colocar uma pulseira de identificação com nomes dos responsáveis e um telefone de contato. Oriente os foliões mirins a como agir caso se percam de vista. Para as brincadeiras, lembre-se que as pistolas de água estão proibidas na avenida, então opte por outras opções como confetes, serpentinas e spray de espumas. Antes de usar, verifique a se o uso é permitido para a idade da criança.

Confira outras matérias:

Mulher denuncia estupro coletivo no circuito Dodô em Salvador

Relacionados