Redação
Uma campanha de marketing do Grupo Boticário tem gerado muita polêmica na vila de Caraíva, distrito de Porto Seguro-BA. No enredo da polêmica campanha, dá a entender que se trata de um reality show, onde três amigas solteiras chegam a Caraíva com a missão de viver amores de verão no vilarejo.
Segundo os moradores, além de um enredo machista, a campanha vai contra o combate ao turismo sexual, que tem sido uma luta constante do Ministério do Turismo, especialmente em regiões como o Nordeste.
Segundo associações locais, todos foram surpreendidos com a peça produzida pelo grupo Boticário . Além de não ter havido nenhuma comunicação ao Conselho Comunitário e Ambiental e à Associação dos Nativos de Caraíva, exigência da OIT 169, que garante a autonomia de sua comunidade, a propaganda foi considerada com enredo machista e afronta conceitos importantes como o combate ao turismo sexual, uma preocupação constante do Ministério do Turismo, especialmente em regiões como o Nordeste brasileiro.
Os vídeos mostram as influenciadoras Duda Riedel, Julia Tedesco e Laura Brito como três amigas solteiras, chamadas de Floratta Girls, em busca de um amor de verão. Aparentemente, trata-se do primeiro vídeo de uma série. Após a manifestação, os conteúdos da campanha, postados nos perfis de Instagram e TikTok da marca e das influenciadoras, foram retirados do ar.
Em nota, o grupo O Boticário informou que valoriza a relevância cultural, social e ambiental de Caraíva e que lamenta o desconforto causados a membros da comunidade do vilarejo durante passagem da equipe. “Tomamos conhecimento da nota e estamos tratando o tema com a devida atenção e prioridade. Em respeito, as publicações foram removidas de nossas redes sociais. Reforçamos nosso comprometimento, ética, transparência e responsabilidade socioambiental, que norteiam nossas frentes de atuação nesses mais de 46 anos de história”, concluíram o grupo.
Nota de repúdio oficial: