Redação
Os únicos baianos no Campeonato Mundial Master de Esportes Aquáticos, disputado em Doha, na última semana, trouxeram um total de nove medalhas para a Bahia. Os atletas Diego Albuquerque, da AAB/CTRA Swim Clube, e Junior Sanches, do Yacht Clube da Bahia, fizeram bonito ao representar a Bahia na equipe Brasil Masters, na competição que reuniu três mil atletas do mundo todo, em várias faixas etárias a partir dos 25 anos, em Doha, no Catar.
Diego e Sanches, que fazem parte da categoria 40+, figuraram entre os melhores do mundo nas provas: livre, revezamento e estilo. Diego, que também é presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), no individual, ficou no 10° lugar nos 100 m livre, 8° lugar nas águas abertas, 6° nos 400 m livre e 5° lugar 200 m livre, além de, ao lado de José Luiz Sanches, foi campeão mundial no revezamento 4×50 livre no masculino 160+.
“Foi uma experiência incrível estar aqui no lado de tantos atletas expressivos da natação mundial, desfrutando de uma mega infraestrutura e, principalmente, por ajudar a trazer resultados positivos para a Bahia e para o Brasil”, afirmou Diego.
Junior Sanches conquistou mais outras sete medalhas, sendo um total de cinco de ouro, três delas em revezamento, uma nos 50 e outra nos 100 m costas, além de uma medalha de prata no revezamento 4×50 m medley masculino e duas de bronze, nos 100 e 50 m livre. Com as oito medalhas, Sanches tornou-se o principal nome da delegação brasileira na competição, como o atleta que mais ganhou medalhas no Mundial da equipe.
“Muito importante para mim representar a Bahia e colocar nosso estado no cenário mundial. Entre equipes de todo mundo, a Bahia está entre os primeiros representantes dentro do cenário da natação master”, disse Sanches.
Além das medalhas, os baianos também estabeleceram vários recordes estaduais. Os dois retornam ao Brasil na próxima semana para começar a se preparar para disputar o Campeonato Norte-Nordeste Absoluto, que acontece ainda neste primeiro semestre do ano.
Os dois atletas recebem o apoio do programa Faz Atleta do Governo do Estado da Bahia, Diego, através da Petrobahia e Sanches, através da Marin Medical, e também Ajuda de Custo da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Probreza, Esportes e Lazer (SEMPRE).
O Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos Masters – Doha 2024 começou em 23 de fevereiro e terminou neste domingo, 3 de março.
Records também na Bahia
Enquanto a Bahia celebra conquistas históricas em Doha, no último sábado, dia 2 de março, a atenção se voltou para a Piscina Olímpica da Bahia, com a finalização do 1º Concurso Master de Natação de 2024 no estado.
O evento realizado pela FBDA marcou o início da temporada para a categoria master nos esportes aquáticos baianos e registrou a quebra de 26 recordes. Entres os recordistas da competição estão Claudine Tekes (CEPE – BA), Laura Maria Pinho (ARENA), Claudia Mattedi Dias (ARENA) e Patrícia Queiroz Brito (YCB), no feminino e, no masculino, José Robson dos Santos (CEPE – BA), Alberto Cesar Sampaio (NEW) e Adriano Santos Lamarca (CEPE – BA).
Confira outras matérias:
Entenda regras do TSE para uso de inteligência artificial nas eleições