Atualizado em
Facebook
WhatsApp
Twitter

Bahia se consolida como uma das principais sedes em competições nacionais e internacionais de águas abertas

 

 

Foto: Divulgação/FBDA

 

Redação

 

Após dois dias intensos de competições, a Bahia comemora o sucesso de sediar 5 competições e 10 provas em um único fim de semana. O evento, realizado na última sexta (10) e sábado (11), em Inema, na Base Naval de Aratu, contou com a participação de aproximadamente mil atletas de diversos estados brasileiros e países sul-americanos.

 

A programação contou com a realização das finais do Campeonato Brasileiro e Copa Brasil de Águas Abertas, além da segunda edição da Copa Bahia Internacional, reunindo representantes de sete países sul-americanos. As finais do Campeonato Baiano de Águas Abertas, em sua 11ª etapa, também foram destaque, consolidando a Bahia como referência no cenário esportivo mais uma vez.

 

Ronaldo Zambrano, venezuelano que nada pela Yacht Clube da Bahia (YCB), venceu a disputa de 10 km e também a prova de 5 km, se tornando o campeão absoluto na 8ª etapa do Campeonato Brasileiro. Zambrano também conquistou o primeiro lugar no pódio da Copa Bahia Internacional, nas provas de 10 e 5 km.

Foto: Divulgação/FBDA

 

 

Atleta Viviane Jungblut, que já havia garantido sua vaga olímpica ao lado de Ana Marcela, conquistou o primeiro lugar no geral feminino na prova de 10 km do Brasileiro e da Copa Bahia Internacional. Outros dois atletas que também fizeram parte do pódio na prova de 10 km do masculino, realizada sexta-feira garantiram vagas na seletiva olímpica do Mundial de Doha em 2024. Henrique Figueirinha e Pedro Farias conquistaram a classificação para o Campeonato.

 

Foto: Divulgação/ FBDA

 

 

Troféu Marcelinha Cunha

 

Os pequenos nadadores brilharam nas provas da 17ª etapa do 2º Troféu Marcelinha Cunha. Nos 500 m petiz, Keylane Rodrigues Silva (ACQUACENTER), no feminino, e Pedro Ramalho Lacerda (CEP), no masculino, levaram o primeiro lugar no pódio dos nadadores de 10 a 12 anos. Já na prova de 250 m, quem alcançou os lugares mais altos foram os nadadores do Ceará,

Vinicius de Paula, do BNB (CLUBE DE FORTALEZA), no masculino e, Vitória Marques, do mesmo clube.

 

“A capacidade da Bahia em realizar grandes eventos é evidenciada em cada competição que sediamos. Em Inema, realizamos em parceria com os órgãos públicos do estado e o incentivo da CBDA, um evento icônico que destaca a excelência e a paixão dos baianos pelo esporte aquático. Nossa terra não apenas é acolhedora, mas brilha na execução de eventos de magnitude, como a Travessia Itaparica-Salvador, que está chegando para fechar o ano com chave de ouro e que se tornou uma marca registrada em nosso calendário esportivo”, afirmou Diego Albuquerque, Presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA).

 

A competição, foi realizada pela FBDA com a aprovação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e contou com o apoio do governo do estado, através da Sudesb e da Secretaria de Turismo de Salvador (SECULT), além da Marinha por meio do comando do 2º Distrito Naval.

Relacionados