Redação
A Bahia despencou sete lugares no ranking de competitividade dos estados, divulgado nesta quarta-feira (23), e ocupa agora a 24ª posição, à frente apenas de Roraima, Amapá e Acre. No Nordeste, a Bahia é o último colocado no levantamento, que analisa 99 indicadores, divididos em 10 pilares temáticos que avaliam a capacidade do estado de produzir riqueza.
A queda brusca da Bahia surpreendeu até mesmo o gerente de Competitividade do CLP, Lucas Cepeda. “Refizemos as contas algumas vezes para ter certeza absoluta de que a queda tinha sido tão íngreme e de fato foi”, afirmou, ao Poder360.
O ranking analisa todos os 26 estados e o Distrito Federal. A liderança segue com São Paulo, seguido por Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. O levantamento é realizado há 12 anos e analisa os seguintes pilares: Infraestrutura; Sustentabilidade Social; Segurança Pública; Educação; Solidez Fiscal; Eficiência da Máquina Pública; Capital Humano; Sustentabilidade Ambiental; Potencial de Mercado; e Inovação.