Laiane Apresentação
A estação BRT Hiper, em Salvador, foi local de mobilização da Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito do Município (Astram), na manhã desta quinta-feira (09). A categoria está em mobilização desde abril, atendendo parcialmente os serviços na cidade.
Ao portal, o presidente da Astram, Luiz Bahia, afirmou que o motivo da mobilização é “em virtude da morosidade com parte da Transalvador em efetuar o credenciamento da nova operadora de plano de saúde dos servidores”. Segundo Luiz, o contrato atual foi prorrogado por um ano e o novo processo de credenciamento chegou a ser engavetado pelo superintendente da autarquia.
“Após as nossas mobilizações esse processo voltou a caminhar, ainda de maneira bem lenta. Contudo, conseguimos com o apoio de outros atores, uma garantia por parte do prefeito de que o processo seria assim concluído nos próximos dias”, afirmou Luiz Bahia.
Outra reinvindicação da categoria é da obrigatoriedade dos serviços extraordinários, que, de acordo com o presidente da Astram, a Prefeitura obriga ao trabalhador por não ter convocado novos aprovados do concurso público que entrará em vigor em agosto de 2024.
“Por conta dessa não convocação dos servidores na maneira que deveríamos, acabou obrigando os servidores a jornadas exaustivas e inconstitucionais e pagando para isso um terço do valor devido que seria a título de remuneração de hora extra”, explicou Bahia.
Ainda segundo Luiz Bahia, a categoria está evitando no momento uma paralisação total, mas está, atualmente, com atividades parcialmente paralisadas. Serviços como atendimento a sinistros de trânsito com vítimas, serviços de trânsito em que tenha a suspeita de embriaguez ao volante, atendimento de situações de emergência de infração de trânsito e as blitz da operação Lei Seca, continuam sendo atendidos pela categoria.
“Entendemos o nosso compromisso para com a cidade e os números que Salvador vem alcançando graças ao trabalho desses servidores nas ruas. Salvador hoje é a referência mundial na redução de mortes no trânsito. Isso é fruto de um trabalho contínuo, exaustivo e coordenado com nossa equipe de campo, para que consigamos entregar Salvador ao patamar que ela merece”, concluiu Bahia.
O portal Você Notícias entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Transalvador, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria.
*matéria em atualização
Leia mais: https://www.vocenoticias.com.br/anvisa-suspende-lotes-de-detergentes-ype-por-risco-de-contaminacao/
Leia mais: https://www.vocenoticias.com.br/helicoptero-uruguaio-ajuda-em-operacoes-de-resgate-no-rs/