Redação
No próximo domingo (8) a partir das 7h, Quase 500 atletas irão marcar presença na praia da preguiça, para a 9ª etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas. A penúltima etapa vai acontecer com provas de 300 (mirim) e 700 metros (petiz e prova rápida), na Praia da Preguiça, e a prova principal, com largada no Porto da Barra e chegada na Praia da Preguiça.
A Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), organizadora da prova, avalia como etapa chave para decisão do campeonato baiano.
“Estamos na reta final e essa etapa é decisória na classificação final dos atletas. Também é a penúltima etapa para os atletas que almejam atravessar a Baía de Todos os Santos na Travessia Itaparica-Salvador, que classifiquem dentre as 180 vagas existentes. A gente tem nomes fortes de atletas na seleção brasileira na água, mas também tem uma turma que está mais ali pelo desafio pessoal e pela prática de saúde. E a gente não deixa de celebrar porque também é tão importante quanto. A gente espera uma grande festa em nome do esporte” declara Diego Albuquerque, presidente da FBDA.
Líderes como favoritos
Ronaldo Zambrano (YCB), atual campeão baiano e líder do circuito em 2023, é o nome favorito entre os masculinos. No feminino, a briga fica mais acirrada. Entre às duas atletas que estão liderando a competição Lizian Simões Sobral (YCB), atual campeã sul-americana de águas abertas (na categoria de 15 a 17 anos), e Vitória Beatriz Rosário (CEPE), também atleta de seleção brasileira de categoria.
Entre a garotada, o Circuito Allan do Carmo, que leva o nome do maior atleta brasileiro do masculino, os atletas de 7 a 12 anos disputam as provas de 300 (mirim) e 700 metros (petiz), na praia da preguiça. A entrada é franca (gratuita) e a competição tem o apoio da Empresa Salvador Turismo (SALTUR), Prefeitura Municipal de Salvador.