Redação
Dados divulgados pela Neoenergia Coelba nesta quinta-feira (25) apontam que, somente no primeiro semestre deste ano, foram registrados 31.236 casos de furto de energia na Bahia. Segundo o balanço apresentado pela companhia, o número representa uma média diária de 347 registros de ligações clandestinas.
A Coelba informa que as ligações clandestinas podem causar interrupção no fornecimento de energia em residências, unidades comerciais, hospitalares e até em indústrias. No total, 175 interrupções foram registradas no estado devido a ligações irregulares.
As ligações clandestinas podem ser responsáveis ainda por sobrecarga na rede elétrica gerando uma carga não dimensionada no sistema de distribuição. A prática também pode causar danos diretos às fiações por pela falta de habilidade da pessoa que realiza o serviço ilegal.
De acordo com a companhia, cerca de 92 milhões de quilowatt/hora foram recuperados com as ações de combate ao furto de energia, o suficiente para abastecer uma cidade como Feira de Santana por 45 dias.