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Um banco é condenado a pagar indenização à idosa que sofreu um golpe

Foto: Reprodução/Conselho Nacional de Justiça

 

Redação

O banco Bradesco foi condenado a indenizar uma cliente idosa que sofreu um golpe, resultando em um prejuízo de quase R$ 80 mil, em Salvador. Segundo os autos, em 16 de agosto de 2023, a idosa recebeu uma ligação de um número idêntico ao da sua agência bancária, feita por uma suposta funcionária do banco. A golpista alegou ter identificado uma compra suspeita de um iPhone e várias transferências via PIX na conta da cliente. Para cancelar essas operações fraudulentas, a vítima foi orientada a acessar o aplicativo do banco e se conectar ao aplicativo QuickSupport.

 

A defesa da vítima informou que a idosa acreditou na veracidade da ligação e forneceu seus dados bancários, permitindo a realização de várias transações fraudulentas, incluindo transferências via PIX, compras no cartão de crédito, resgates de fundos e retiradas da conta poupança. O golpe causou um prejuízo total de R$ 79.593,25, dos quais apenas R$ 3.037,50 foram estornados pelo banco.

 

A instituição financeira informou à cliente que não poderia ressarcir o prejuízo, alegando “descuido da cliente”. No entanto, a juíza Ana Cláudia Silva Mesquita Braid, da 3ª Vara de Relações de Consumo da Comarca de Salvador, ao analisar o caso, aplicou a Teoria da Aparência. Ela reconheceu que a cliente, de boa-fé, acreditou estar em contato com funcionários do banco e confiou seus dados bancários a terceiros. A juíza também destacou que a fraude foi facilitada pelo acesso a informações específicas da conta da cliente, sugerindo uma falha na segurança da instituição financeira.

 

 

 

 

 

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