Laiane Apresentação
Restando cerca de seis meses para as eleições municipais serem realizadas e menos de quatro meses para as propagandas eleitorais começarem, a cidade está agitada com algumas obras da prefeitura correndo contra o tempo para serem entregues ainda no primeiro semestre do ano.
Prestes a encerrar seu mandato e com interesse em se candidatar para uma possível reeleição, Bruno Reis (União), ainda não conseguiu cumprir todas as promessas do Plano de Governo proposto durante a campanha eleitoral de 2020. Confira abaixo algumas das principais promessas que estão em falta:
Implantação dos BRTs Transversais
O plano era que os BRTs Transversais fossem implantados ao longo das transversais de Salvador para interligar as praias da Orla Oceânica até a BR-324. O BRT do Corredor Gal Costa / Pinto de Aguiar, teria 10,1km de trajeto e chegaria até o bairro do Lobato, no subúrbio ferroviário, articulando-se com o VLT do subúrbio, projeto do governo do estado que também não saiu do papel. O BRT do Corredor 29 de Março / Orlando Gomes alcançaria a BR–324 e se estenderia até a BA-528, na antiga estrada da Base Naval.
Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que a operação dos BRTs transversais dependem da entrega das estações do modal, que ficaram a cargo do governo do Estado. “O município mantém a intenção de operar o BRT nestas vias, porém, depende da entrega das estações nestes trechos”, concluiu.
Implantação do Polo Logístico de Valéria
O Polo Logístico de Valéria concentraria centros de distribuição, indústrias leves, empresas de transporte de carga e geraria trabalho e renda para a população da região. O local fortaleceria inclusive a economia da capital. O projeto chegou a ser assunto de carreatas realizadas por Bruno Reis em 2020 durante o período eleitoral e voltou a ser citada este ano em um evento realizado em São Paulo, mas ainda não foi posto em prática.
Oceanário Forte de São Marcelo
O plano de um oceanário com tanques internos de pequeno e médio porte e, talvez, um tanque de grande porte no exterior foi inovador, mas obteve um parecer negativo do Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan) em 2022. O ex-subsecretário de Cultura de Salvador, Fábio Rosa, informou ao Alô Alô Bahia uma nova tentativa da prefeitura de utilizar a estrutura do Forte de São Marcelo com uma requalificação, um museu, um restaurante e um cerimonial confirmados para o novo projeto.
Criação da Universidade Corporativa da educação soteropolitana (UCES)
Uma universidade corporativa se encarrega do treinamento contínuo de seus colaboradores, no plano de governo a Universidade Corporativa da Educação Soteropolitana (UCES) seria destinada a consolidar o modelo pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SMED), implementando um sistema de gestão de conhecimento para o crescimento profissional dos educadores municipais. O projeto, no entanto, só foi citado publicamente pelo prefeito durante a campanha eleitoral de 2020.
Ruas de pedestres
O projeto para melhorar a dinâm
ica urbana no Centro Histórico de Salvador consistia em uma correção de desníveis e adequação de cruzamentos para ligar por meio de ruas exclusivas para pedestres as seguintes regiões:
- Terminal da Lapa – Barroquinha – Praça Castro Alves
- Campo da Pólvora – Cidade Alta – Comércio
Dessa forma, a região seria integrada com o transporte coletivo a partir da Estação da Lapa até a Estação Campo da Pólvora, melhorando a mobilidade ativa. O projeto de ligar as regiões não é novidade. Em 2018, um túnel subterrâneo ligando as regiões do Comércio à Estação Campo da Pólvora foi proposto pelo Governo do Estado. O projeto estadual avançou mais do que o projeto municipal. Em março do ano passado, uma licitação foi lançada para seleção e contratação de uma empresa.
Alcançar 70% das gestantes com 7 ou mais consultas de pré-natal até 2024
Segundo dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), até o último quadrimestre de 2023 apenas 30% das gestantes na capital possuíam pelo menos seis consultas pré-natal realizadas entre a 1ª e a 12ª semana de gestação. Um percentual ainda abaixo da média esperada pela prefeitura.
Obras em andamento
Além dos projetos parados, boa quantidade das promessas feitas pelo atual prefeito Bruno Reis ainda não foram entregues, seguindo em fase de andamento. É o caso da conclusão do BRT Lapa – Iguatemi/Pituba, cujo trecho entre Lapa e Cidade Jardim ainda não foi entregue.
A previsão inicial era de que o equipamento fosse concluído há dois anos, mas ainda está sendo finalizado. Segundo Bruno Reis, durante lançamento da programação do aniversário de 475 anos da cidade, a inauguração da última etapa da obra estava prevista para esta segunda-feira (08).
Outra promessa ainda não entregue é a Escola Municipal do Curralinho, uma unidade de ensino destinada ao público portador do Transtorno do Espectro Autista. A escola teve a ordem de serviço assinada pelo prefeito em janeiro de 2022 e estava prevista para ser concluída em 1 ano e meio.
Outros projetos como o Centro de Controle e Operações (CCO) e o Centro de Inovação e Tecnologia, que serão localizados no Subúrbio Ferroviário, a Escola Digital, o BRS na orla de Salvador entre Pituba e Piatã e o Centro Especializado em Reabilitação em Cajazeiras também estão em fase de andamento.
O portal Você Notícias entrou em contato com a Secretária de Comunicação de Salvador (Secom), mas não obteve resposta até o fechamento da matéria.
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