Atualizado em
Facebook
WhatsApp
Twitter

Ministra da Saúde suspende nota técnica sobre aborto legal após críticas da oposição

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Redação

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, suspendeu nesta quinta-feira (29) uma nota técnica sobre o aborto legal publicada na última quarta-feira (28). O texto reafirmava a possibilidade do aborto legal em qualquer momento da gestação e foi considerado uma “tragédia” para internautas e para oposição.

De acordo com o texto suspenso, o aborto é garantido nas condições previstas em lei como em casos de estupro ou risco à vida da gestante, em qualquer tempo gestacional, retirando o limite de tempo para o procedimento. O documento também impugnava uma outra nota da pasta, publicada em 2022, que recomendava um limite de até 21 semanas de gestação para a realização do aborto legal.

A nota técnica suspensa recebeu duras críticas de conservadores nas redes sociais e de parlamentares da oposição. Os críticos apontavam que, através do novo texto, o governo Lula estaria liberando a realização do aborto em qualquer fase da gestação. Alguns parlamentares reagiram prometendo derrubar o documento no Congresso Nacional.

“Sinceramente, não sei o que será desse país. Uma tragédia todo dia e ninguém faz nada…”, comentou um internauta. “Isso é de uma monstruosidade sem tamanho e prova que o TSE censurou a verdade durante as eleições, porque escolheu um lado!”, acusou um segundo.

De acordo com informações do jornal Metrópoles, o documento, assinado por dois secretários da pasta, foi suspenso pois “não passou por todas as esferas necessárias” e nem pela consultoria jurídica da pasta.

Confira outras matérias:

Relacionados