Atualizado em
Facebook
WhatsApp
Twitter

Cerca de 15 pessoas testaram positivo para o HIV durante o Carnaval

Foto: Reprodução/Govba

 

 

Redação

Durante os dias de Carnaval, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realizou testes de detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) nos circuitos da festa. Os resultados revelaram que 15 pessoas testaram positivo para HIV, enquanto 94 foram diagnosticadas com Sífilis. Além disso, uma pessoa foi identificada com Hepatite B e três com Hepatite C.

Os indivíduos que receberam resultados positivos foram prontamente orientados e encaminhados para consultas médicas. Aqueles diagnosticados com Sífilis tiveram a oportunidade de iniciar o tratamento imediatamente no próprio local, recebendo a aplicação de penicilina benzatina (Benzetacil). Durante os quatro dias de festividade, 29 pessoas optaram por receber o medicamento.

Além dos testes de IST, a Sesab, em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), distribuiu 577.000 preservativos nos circuitos carnavalescos, pontos turísticos e estandes. Os espaços de atendimento estão localizados no Circuito Dodô, na Avenida Centenário, na Barra, e na Avenida Milton Santos, em Ondina. Em Porto Seguro, os serviços estão disponíveis na Passarela do Descobrimento.

Relacionados