Clísia Reis
Um dos critérios para ser um baiano raiz, sem dúvidas é saber as músicas que são a cara da Bahia, ou melhor, a cara do Carnaval. É de unanimidade que ‘Minha Pequena Eva” é um dos hinos mais aclamados na folia em todo o país. Mas embora a canção seja quase um patrimônio cultural imaterial de Salvador, a música na verdade tem “descendência” italiana. O hit é recheado de curiosidades, sendo assim o Você Notícias separou algumas delas pra você conhecer.
Curiosidades:
A música que é conhecida pela Banda Eva, foi na verdade composta pelos italianos Umberto Tozzi e Giancarlo Bigazzi, no auge de 1982. A música fez tanto sucesso, que a banda paulistana de Pop Rock, Rádio Táxi, regravou a canção na versão brasileira um ano após lançada. No entanto, a Banda Eva, no comando de Ivete Sangalo quando ainda era vocalista da banda, lançou a nova versão da música em ritmo de axé. O hit repercutiu e emplacou no charts da música no país, e se tornou trilha sonora de diversas novelas, além de virar símbolo do carnaval baiano.
Versão Original:
Versão Rádio Táxi:
Apesar da canção trazer a batida cativante do axé, a composição é recheada de significados. Há muitas especulações sobre a letra da música, pois se encaixa ao contexto histórico da época, em meados dos anos 80, ao qual acontecia o período final da Guerra Fria, no qual foram expressos nas estrofes da canção.
Confira os trechos:
É o fim da aventura humana na Terra, Meu planeta, adeus;
Sobre o Rio, Beirute ou Madagascar;
Toda a Terra reduzida a nada, nada mais;
E minha vida é um flash de controles, botões anti-atômicos;
Embora a música tenha dividido opiniões do público, é de conhecimento geral que a música transmite a alegria e a euforia do axémusic, ao redor do país.
Saiba mais:Baiana System, Parangolé e Xamã: Confira a programação do quinto dia de folia em Salvador