Redação
Duas ativistas ambientais jogaram sopa no vidro que protege o quadro Mona Lisa, no Louvre, em Paris, neste domingo (28). A ação foi reivindicada pela organização “Riposte Alimentaire” para promover “o direito a uma alimentação saudável e sustentável”.
Um vídeo que repercutiu na internet registrou o momento em que as ativistas jogam o líquido na obra-prima de Leonardo Da Vinci. Em frente ao quadro, as duas mulheres se posicionaram. “O que é mais importante? A arte ou o direito a uma alimentação saudável e sustentável?”, gritaram em manifestação.
Os funcionários do museu colocaram painéis pretos em frente à obra e pediram aos visitantes que saíssem da sala.
Em seu perfil nas redes sociais, a organização afirmou que as ativistas se manifestaram pela necessidade em proteger o meio ambiente e as fontes de alimentos, além de melhor rendimento para os agricultores. As manifestações da classe agrícola francesa acontecem há dias no país. Alguns agricultores ameaçaram se reunir em um bloqueio na próxima segunda-feira (29).
🦺 ACTION EN COURS – PARIS
Dimanche 28 janvier. 10h00
2 citoyennes engagées avec la nouvelle campagne Riposte Alimentaire ont aspergé de soupe le tableau “La Joconde” mondialement connu, exposé au Musée du Louvre. [1]#RiposteAlimentaire #A22Network #Joconde #Louvre pic.twitter.com/wfdUhf6K5G
— Riposte Alimentaire (@riposte_alim) January 28, 2024