Atualizado em
Facebook
WhatsApp
Twitter

Simm é reinaugurado após reforma da Prefeitura

Reprodução/Secom-PMS

Redação

A nova sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) foi entregue nesta sexta-feira (12). Localizada na Rua Miguel Calmon, no bairro do Comércio, a estrutura foi reinaugurada pelo prefeito Bruno Reis e pela titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes.

Com a obra, a novidade é que o Simm passou a contar com instalações para o desenvolvimento de atividades de qualificação oferecidas pelo programa Treinar para Empregar. Para isso, foram criadas duas salas de aulas e um laboratório de informática para oferta de cursos gratuitos desenvolvidos para formação profissional de soteropolitanos. O Simm chega a atender cerca de 500 pessoas diariamente, de forma presencial e virtual – através do site https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br.

“Reinauguramos hoje um Simm mais tecnológico, um hub onde as pessoas, inclusive à distância, podem utilizar o serviço, seja da intermediação da mão de obra, seja do encaminhamento para um curso de qualificação que a Prefeitura oferece. Nos últimos três anos, 18 mil pessoas foram empregadas através dessa iniciativa e mais de 35 mil foram qualificadas para ter oportunidade de emprego”, destacou o Bruno Reis.

O prefeito acrescentou que o Simm tem uma posição estratégica na busca e perseguição diária da gestão pela empregabilidade. Ele também relembrou os esforços municipais para tornar a capital baiana um ambiente favorável de negócios.

“O maior programa social de qualquer prefeitura, de qualquer governo, é a geração de emprego e renda. Temos um conjunto de investimentos públicos e privados que tem gerado oportunidades na cidade, além de um ambiente de negócio cada vez melhor, em especial com a redução do tempo de abertura de uma empresa, que antes eram dois meses, caiu para 15 dias e agora são apenas 4 horas”, frisou Bruno Reis.

Funcionamento

O Simm entrou em reforma em maio do ano passado e, durante este período, funcionou no SAC do Empreendedor, no Mercado de São Miguel, Baixa dos Sapateiros. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com atendimento presencial, mediante distribuição de senhas, e também no formato online.

“Essa reforma foi pensada para o nosso cidadão, para atendê-los da melhor forma aqueles que vêm aqui buscar uma oportunidade. O espaço anterior não pensava muito nos programas específicos da Prefeitura. Agora, trouxemos mais essa comunicação, além de melhor climatização e um andar todo só voltado para a qualificação profissional”, comparou Mila Paes.

A gestora da Semdec explica que o Simm atua como um agente de captação que entra em contato com os principais empregadores da cidade para busca de vagas de emprego. Contudo, empresas também buscam o órgão para disponibilizar oportunidades de trabalho.

“Há empresas que querem que a gente faça o processo seletivo, outras querem só que o Simm faça apenas a captação inicial e encaminhe as pessoas para que os contratantes façam o processo seletivo. Então, a gente consegue atender de maneira muito customizada cada empregador. Tudo ocorre de forma gratuita”, completou.

No pós-pandemia, a Semdec, responsável por administrar o serviço, atestou o êxito do modelo online de atendimento, mantendo o formato híbrido. Virtualmente, o candidato a uma vaga de emprego decide se agenda visita à sede do Comércio ou se faz a consulta à distância.

Monitor de Ressocialização, Ricardo Cardoso, 32 anos, saiu de Boa Vista de São Caetano para pesquisar uma vaga na área, no Simm: “Já vim aqui outras vezes, na sede antiga, e percebi muita diferença para o que era. Trouxe mais comodidade e mais organização no atendimento. Um ambiente bastante confortável e climatizado”, elogiou.

Balanço

Em três anos da atual gestão, o Simm contabilizou 252 mil atendimentos, incluindo os disponibilizados pelas Prefeituras-Bairro. De acordo com a Semdec, 47% dos candidatos foram homens e 53% mulheres.

Além disso, houve mais de 18 mil intermediações de vagas de emprego e mais 36 mil pessoas foram qualificadas através da estrutura, em cursos que abrangem o programa Treinar para Empregar, a exemplo dos projetos Mulher SSA, Simm PCD, Simm Prepara,  Simm 50+ e Projeto Geração SSA.

Confira outras matérias:

Repórter da Globo é agredida por homem durante entrada ao vivo

Relacionados