Atualizado em
Facebook
WhatsApp
Twitter

7ª etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas acontece dia 20 de agosto

 

Foto: Divulgação/FBDA

 

 

Redação

Neste domingo (20) será realizado a 7ª etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas. São esperados aproximadamente 600 atletas, que competirão em quatro provas de diferentes categorias, em um trajeto que sairá da Praia da Preguiça ao Porto da Barra, em Salvador.

As provas serão divididas em: mirim, num trajeto de 450 metros no Porto da Barra, para crianças de 7 a 9 anos de idade; petiz, de 900 metros, e prova rápida, também 900 metros. A categoria petiz compreende as idades de 10 a 12 anos, e na prova rápida, será a partir dos 13 anos de idade.

Os atletas que competirem na prova petiz e rápida, vão sair do Yacht Clube da Bahia e terão como ponto de chegada o Porto da Barra. Já na prova principal e classificatória para a Travessia Itaparica-Salvador, os atletas terão a largada da Praia da Preguiça no comércio, com direção ao Porto da Barra, um trajeto total de 4 km a favor da correnteza.

O percurso é o mesmo da primeira etapa do Campeonato Baiano em 2023. Porém, como explica o presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), Diego Albuquerque, tudo pode mudar.

“Quem nada em águas abertas sabe que um dia, no mesmo horário, pode ser bem diferente do que o dia seguinte. E apesar de o trajeto ser igual, muita coisa muda nessa prova já que a maré não vai ser exatamente igual, embora esteja empurrando a favor do atleta, ou seja, de vazante da Baía de Todos os Santos. Vale o público que estiver no Porto da Barra ficar atento porque a promessa é de uma chegada bem acirrada”, comenta Diego Albuquerque.

 

Foto: Divulgação/FBDA

Nomes de peso ocupam a liderança do Campeonato. Na prova principal, está o campeão sulamericano de praia, Ronaldo Zambrano, atleta do Yacht Clube da Bahia. No feminino, a briga pela liderança está cada vez mais acirrada entre Vitória Beatriz Rosário, do CEPE, Lizian Simões Sobral, do YCB, Claudine Tekes, também do YCB e Malu Cunha, da Arena Aquática Salvador.

A prova é mais uma etapa válida para a tão esperada seletiva da Travessia Itaparica-Salvador que acontece 17 de dezembro, com largada na Praia de Búzios, na Gameleira, e chegada no Porto da Barra.

Relacionados